Adestramento Sistêmico e Comunicação Canina

Mais uma vez, é necessário entender o que fazemos com o cão para que ele entenda o que nós queremos. Há uma grande confusão no meio cinófilo atualmente, onde os que estão começando não sabem ao certo o que é a comunicação com o cão. Alguns usam frases impactantes ao leigo, mas nem sabem a profundidade do que estão falando ou escrevendo. Adestramento é comunicação? Sim! Comunicação é essencial para que o cão aprenda o que você quer, mas há uma base de comunicação que deve ser entendida antes de utilizada. Não há como saber qual conflito irá surgir em uma seção de treino, mas podemos ajudar o cão a sair deste conflito se soubermos de fato a base universal da comunicação com os cães. Qual é esta base? O que há nesta base universal do Adestramento? Nela reside a solução permanente, definitiva e total para os problemas que os proprietários enfrentam.
Treinadores que participam das provas de IPO e estão conseguindo bons resultados, estão utilizando há anos esta base universal do adestramento. Muitos dos que estão hoje começando no treinamento, podem ser mais efetivos ao entender esta base.
E sobre o Adestramento Sistêmico ? O que temos para aprender?
As partes estão interligadas - você e seu cão, fazem parte do mesmo sistema. Assim, compreender os ambientes, os comportamentos nos mais variados ambientes em que você transita com seu cão, saber se ele tem a capacidade para fazer o que você está querendo que ele faça, se ele tem aptidão e recursos para isso, se isso faz parte de sua cynolidade, ou se você está apenas dando vazão para um egoísmo sem sentido e fazendo o cão sofrer. Alguns escritores sobre o comportamento canino, teóricos e não práticos, nunca entenderão do que um cão é capaz, pois nunca treinaram um cão para o IPO 3.
A organização mundial da cinofilia, FCI, controla as técnicas de adestramento ao redor do mundo, penalizando os cães que entram em provas com sinais claros que sofreram em seu treinamento. Assim, tirando pontos em provas de adestramento, incentivam aqueles que realmente amam e respeitam os cães a superar-se, a buscar uma melhor performance em seus resultados. Aqueles que conseguem uma boa colocação em provas oficiais estão provando que seu sistema de treino respeita o cão, e passou no crivo do julgamento rígido da FCI.
Outro detalhe importante, é que no Brasil, muitos falam mas pouco fazem. Viver de conquistas do passado é uma das alternativas dos frustrados. Assim alimentam seu fracasso com coisas do tipo, "EU FUI", "EU FIZ", etc...
Treinadores que não param de buscar a excelência no trabalho e são de fato incansáveis na busca de uma melhora contínua e incessante, não vivem de conquistas do passado. Hoje, estão treinando. Enquanto lemos estas linhas, eles estão treinando. Estão fazendo aquilo que os frustados não querem fazer. Estão em busca de um resultado melhor. Confie em treinadores de IPO, eles estão de fato buscando ser melhores. São perfeitos? NÃO! Mas estão buscando as melhores e mais avançadas técnicas de adestramento para ajudar você e seu cão!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com Leandro Salles