Adestramento em Curitiba - Resultados em Campeonatos de Adestramento

Consegue imaginar um "adestrador" que não coloca seu trabalho á prova?
Consegue entender o risco de contratar um "treinador de cães" que não é qualificado para treinar seu cão? Para explicar sobre este assunto, eu quero contar um pouco sobre o Sonic Br Maringaland, este cão da foto.
Sonic é um Malinois. Mais especificamente um Pastor Belga Malinois.
É uma raça pouco conhecida popularmente, mas que vem conquistando o coração das pessoas ao redor do planeta. Se destaca em qualquer competição com cães - IPO / AGILITY / RING FRANCÊS / MUNDIO RING / KNPV . Também tem sido muito utilizado pelas forças armadas e por policiais pelo seu trabalho de proteção ser muito confiável. Eu treino cães para esporte e competição. O Sonic, tem me acompanhado desde 2011 em treinos, seminários, cursos e competições de IPO.

Sonic, sempre apresentou uma enorme treinabilidade e inteligência. Atualmente, eu treino mais três Malinois além do Sonic. Phanomen Duty que apelidei de INKA, ela tem dois anos e já é graduada em IPO 1. Também estou construindo as bases do U'Zorro Br Maringaland, filhote com 7 meses, e um outro Malinois de propriedade do Sr Claudio Fraga, o Thor. Deste vou falar na outra publicação, super inteligente e excelente para treinar. Mas vamos voltar ao Sonic. Desde o começo nos treinos, sua capacidade de entender o que eu queria sempre me impressionou. Eu havia acabado de participar de um evento com o Campeão Mundial Peter Scherk e seu Figurante Florian Knabl. Eu estava ansioso para pegar um filhote e começar a treinar. Foi nestas condições que o Sonic chegou em minhas mãos. Eu cheio de expectativas, sem saber ao certo onde iria terminar isso, e o Sonic cheio de energia só querendo brincar. Assim começamos nossa jornada e após muito treinamento, ele foi me ensinando um pouco aqui, outro ali e chegamos ao Bh/Cac. Ao chegarmos nesta fase, eu já imaginava que teria um longo trabalho até o IPO 3, mas continuei. Após um ano de treino quase diário, chegamos ao IPO 3, mas com alguns problemas na proteção: demorava largar. Como ele foi meu 2º cão graduado em IPO 3, não tinha experiência suficiente para antecipar o que poderia acontecer nos Campeonatos de Adestramento. Em seu primeiro ano de provas, Sonic tirou o Melhor Faro e a Melhor Obediência, isso aconteceu no Rio de Janeiro em 2014. Os treinadores do Brasil estavam com seus cães aposentados por causa da idade avançada, ou em fase de treinamento e em 2014 tivemos apenas 4 cães no CNA / CBKC / FCI 2014.
Dizem que quando vencemos, nós comemoramos e quando perdemos refletimos a causa. 2014 foi o ano do grande aprendizado. Uma base mal construída custa caro, pode custar todo o campeonato. A base da proteção do Sonic, não foi bem construída e isso refletiu na prova. Foi uma apresentação horrível, totalmente fora de controle. No ano seguinte, 2015, eu já havia treinado as situações problema e antecipei o que poderia me prejudicar na prova e entrei para ser aprovado nas três seções. De fato isso aconteceu e de bônus ainda recebemos o 3º lugar no CNA / CBKC / FCI 2015. (Para um relato mais completo sobre o resultado click aqui)

Mais um ano se passou e desta vez eu estava mais confiante entramos para participar do Campeonato Brasileiro de Adestramento CBPA/CBKC/FCI 2016 em São José dos Campos / SP. Campeonato julgado por Juiz Internacional com Homologação.

“CAMPEONATO BRASILEIRO DE ADESTRAMENTO CBPA 2016”, no período de 23 a 26 de junho de2016. Protocolo de Homologação do CBKC BRC/E - 17558/16.

Sonic foi lá e fez o seu trabalho. Superou as dificuldades e venceu.

Sonic Br Maringaland - IPO 3 / FH1
Melhor Faro e Melhor Obediência 2014 - CNA / CBKC / FCI
3º Lugar IPO 3 2015 - CNA / CBKC / FCI
3º Lugar IPO 3 2016 - CBPA / CBKC / FCI
Melhor Faro 2016 - CBPA / CBKC / FCI
1º Lugar Inter-raças 2016 - CBPA / CBKC / FCI


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com Leandro Salles