YUKI SHIRO - UM AKITA DOMINANTE


YUKI SHIRO

Este é um Akita bem interessante, dominante, mas equilibrado, um cão ativo de maneira intermitente. Seu histórico é um pouco obscuro, porque perdeu sua mãe com menos de 25 dias e foi praticamente criado na mamadeira pelos donos. Com isso perdeu parte do que os especialistas chamam de informação crítica para o equilíbrio emocional. Quando sua dona entrou em contato, dava para sentir o desespero nos e-mails, mais do que isso a impressão que dava era quase desanimadora.



Eu confesso que achei exagero da sua dona, mas como precisamos escutar o cliente para saber o que fazer com o cão, nem comentei nada. Para minha surpresa quando fui buscar este lindo cão em sua casa, com apenas 7 meses, fiquei realmente surpreso e me perguntei: “ Como pode um cão tão jovem ser tão dominante e insuportável?”. A cena era incrível, as donas correndo para um lado e para outro, tentando segurar o cão. Com um movimento rápido e preciso, conseguiram segurar e colocar a guia. Pedi a guia para caminhar um pouco com ele antes de coloca-lo no carro, mas travou completamente, e não bastasse isso, com um movimento rápido escapou do enforcador enorme que usava. Quase me mordeu, e ficou me intimidando, latindo a minha volta como se falasse: “O que você quer aqui? O que você quer aqui?”. Mais uma seção de corre-corre, e pegamos o Yuki, desta vez eu estava mais esperto (rs). Encurtei a guia, caminhei um pouco, ele travando o tempo todo, abrimos o portão e com muito esforço, conseguimos colocar ele na caixa de transporte. Quando fui fechar a caixa, mais uma surpresa: quase me mordeu novamente! Com a família toda para se despedir, o Yuki foi transportado com muito cuidado e atenção, até o meu centro de adestramento. Para tirar ele da caixa não foi nada fácil, demorou quase 30 minutos. Como regra, eu nunca uso o forçamento para me comunicar com o cão, antes, uso o relacionamento de confiança e espero o momento certo para cada situação que enfrento no dia a dia. Ele saiu da caixa de transporte bem desconfiado e levei ele cautelosamente até o canil onde ele iria ficar as próximas 4 semanas, que se estenderam por mais duas, o motivo logo ficará evidente. Ele entrou no alojamento e não comeu, nem tomou água por dois dias, apesar de estar ali o tempo todo, sua ração e sua água. E, uivava continuamente. A cada 30 minutos eu entrava no seu canil, e um rosnado forte era apresentado por ele em minha direção. Por vezes, senti um arrepio na alma quando eu ouvia este rosnado, mas não podia demonstrar que estava tenso. Eu entrava, falava com ele e nada, nenhuma reação positiva ou amigável. Apenas rosnado e olhar firme em minha direção. Os pontos chaves para criar um relacionamento de confiança são: Persistência – Tolerância – Respeito e Amor, então, depois de duas semanas eu já estava brincando com o Yuki, e alimentando-o na mão. Demonstrou-se um verdadeiro amigo, um aluno exemplar, até a 2ª visita dos donos. Depois que os donos saíram das visitas, era um espanto seu uivo. Como uivava. Quando aprendeu a Deitar e Cumprimentar, começou a usar estes comportamentos para chamar a atenção, e um melhora considerável em seu comportamento foi sendo apresentada pouco a pouco. Até que começou a apresentar uma constância no seu novo padrão de comportamento, e assim, os donos começaram a controla-lo facilmente. Neste vídeo, você consegue observar as mudanças no comportamento do Yuki.


Quando concluí o adestramento do Yuki, senti algo indescritível. Senti que minha missão como Adestrador estaria incompleta sem ele em minha vida. Sei que aprendi muito com ele. Quem mais aprendeu neste curso de adestramento foi o instrutor. Ele é realmente um cão dominante, mas hoje está bem adestrado. Lógico que como toda e qualquer mudança de ambiente, pode levar a lembranças e desencadear os estímulos que disparavam os comportamentos anteriores, eu oriento o proprietário a continuar o adestramento em sua casa, até o novo padrão de comportamento ficar permanente. O ambiente só faz desencadear os estímulos, não os controla e não os dirige. Por este motivo o dono deve continuar a exigir do cão o novo padrão aprendido no centro de adestramento. Esta é uma parte da história do Yuki, a outra parte será escrita pelos donos, e por ele mesmo no decorrer de sua vida.



Quem sabe a próxima história a ser contada será a do seu cão!
Grande Abraço
Por  Aguinaldo Diniz. 



Comentários

  1. Caramba...ficamos emocionados. O trabalhão que o Yuki deu e sua personalidade dominante estão muito claros. Agora está bem mais educado , mas precisamos persistir , tolerar , respeitar...porque amor ele tem de sobra :).

    Só temos a dizer : MUITO OBRIGADA.

    Abraços.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com Leandro Salles