Bastidores RPC TV: saiba como são feitas gravações com cães

Animais são treinados para participar de campanhas e do Casos e Causos

Por Janaína CastroRPC TV
Charmant e Jack (Foto: Divulgação/ RPC TV)Você também não se apaixonou pela Charmant e pelo Jack?  (Foto: Divulgação/ RPC TV)
Nos últimos dias, você, que está sempre ligado na RPC TV, viu duas fofuras brilharem na nossa telinha: o cãozinho yorkshire Jack, no episódio 'Um Plano Infalível', do Casos e Causos, e a border colie Charmant, que participa da campanha "É pra Você Toda a Felicidade", em homenagem ao Dia dos Pais.
Tanto Jack quanto Charmant fizeram sucesso e conquistaram as equipes de produção e o público. Mas para contar com a participação especial deles nas produções para a televisão é importante contar com treinamento especializado.
Afinal, como é possível fazer com que os bichinhos atendam aos comandos do diretor e façam exatamente tudo o que é necessário para as cenas? Quem responde é Aguinaldo Diniz, adestrador profissional de cães, que treinou a Charmant e participou das gravações da campanha "É pra Você Toda a Felicidade".
Diniz explica que o principal objetivo do trabalho dele é ajudar as pessoas a entenderem o cão e educar os animais com base na confiança. "Pesquisas confirmam que o cão aprende melhor, mais rápido e definitivamente quando é respeitado, tratado com carinho e acima de tudo, com motivação. O cão não precisa sofrer para ser educado ou adestrado", afirma.
Charmant (Foto: Divulgação/ RPC TV)Charmant ficou super concentrada na hora de gravar a capanha do Dia dos Pais da RPC TV
(Foto: Divulgação/ RPC TV)
Antes de entrar em cena, o cachorro passa por um adestramento básico de comunicação, que levam em médica quatro semanas. Com esse aprendizado, o animal se torna capaz de colaborar com a equipe e não estranhar o ambiente da gravação. "O cão age no meio antes de o meio agir sobre ele. Controlar o instinto dele na hora da cena específica é algo que deve ser treinado com antecedência", afirma.
A segunda parte da preparação é realizada já no set, enquanto a equipe organiza o cenário, com luzes, câmeras e demais equipamentos. "Na maioria das gravações, o cão faz apresentações curtas, mas com situações totalmente inusitadas, que ele nunca viveu antes. Ficar parado enquanto as crianças passam, descer uma escada logo após as crianças, por exemplo", descreve.
Charmant (Foto: Divulgação/ RPC TV)Os atores Patrick Gessé e Eduarda Petry se deram super bem com a Charmant (Foto: Divulgação/ RPC TV)
Diniz também ressalta que o "clima" entre elenco, equipe de produção e o animal também faz toda a diferença. "Tem que ter sinergia entre a equipe toda. Caso contrário, a 'magia' não surge e a gravação precisa ser refeita. A verdade é que depende muito de ter as pessoas envolvidas de maneira geral. Eles precisam gostar de cães, interagir e colaborar para que o cão não sinta as luzes, a tietagem com fotos e etc", avalia.
Durante as gravações de "É pra Você Toda a Felicidade", o que não faltou foi sinergia entre a equipe e a Charmant. Diniz conta que todos se apaixonaram por ela, que sentiu todo esse carinho, ficou à vontade, e respondeu super bem ao que foi exigido dela em todas as cenas. "A Charmant desempenhou bem todas as funções e colaborou intensamente com as gravações. Ela é uma ótima atriz! O adestramento que ela já havia recebido e o comprometimento da equipe tornaram tudo muito fácil".
Charmant (Foto: Divulgação)E você? Curtiu a atuação da Charmant na campanha 'É pra Você Toda a Felicidade'? (Foto: Divulgação)
Mas será que qualquer cachorro pode aprender tudo isso e "atuar" em uma gravação? "Não, porque os cães possuem um padrão não linear de causa e efeito. Eles são imprevisíveis diante de algumas situações", explica. "Para se sair bem em uma gravação o cão precisa ter uma facilidade de entendimento, que pode ser construída em um adestramento básico de qualidade. Algumas cenas são simples e qualquer cão pode fazer. Outras, são mais complexas e não é qualquer cão que faz", completa.
Confira a Reportagem completa no site da Rede Globo: http://redeglobo.globo.com/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com Leandro Salles